Crochê endurecido com açúcar ou arroz - Receita

Olá pessoal, tudo bem?

Aprendam a fazer receita de crochê endurecido com açúcar



Receita para Crochê Endurecido com Açúcar
Ingredientes: 100 ml de água e 8 colheres de açúcar branco.

Modo de fazer: Misturar a água e o açúcar em uma vasilha, fora do  fogo, até que os grãos se dissolvam totalmente. Pegar o tecido em crochê e colocar dentro da mergulhar no  líquido. Retirar, espremer para sair o excesso e colocar no molde para  criar o formato que quiser, deixe secar à sombra junto com o molde, até que fique bem dura.

Açúcar:
O tempo total para a secagem é de aproximadamente 48 horas, para ficar no ponto ideal. Com este método a cor original da linha é mantida.

Crochê Endurecido com Arroz
Muitas pessoas usam este método por deixar uma semelhança com tecidos em goma. Para fazer, basta cozinhar grãos de arroz em bastante água. A água deverá ser abundante e ficar bem grossa.

Como fazer:
Escorrer numa peneira e usar a água para banhar toda a peça. Deixar secar um pouco, engomar e deixar secar completamente.

Algumas peças de artesanato estão sempre evoluindo, sempre aparecem novas maneiras de serem trabalhadas e enfeitadas, e uma dessas formas, que parece estar ganhando cada vez mais força dentro do mercado de artesanato é o crochê endurecido.

Não se trata apenas dos antigos e já conhecidos guardanapos engomados, com aquela mistura de amido de milho e água quente, que davam muito trabalho para secar: são peças feitas primariamente de crochê, em qualquer ponto ou estilo, e depois, são, moldadas com algum tipo de produto para endurecê-las fazendo com que a peça se transforme em vários objetos, desde guardanapos durinhos, cestinhas, porta canetas, e outras peças.

Trabalho
O ponto usado no crochê que irá dar origem à peça não importa, mas seus fios funcionam melhor neste tipo de artesanato se forem fios de origem natural, sem muita química, por isso, evite usar os fios de seda e similares, e prefira aqueles de algodão, ou algodão cru.

Há muitos produtos no mercado hoje em dia para endurecer o crochê, porém o grande problema com boa parte deles é que eles acabam por amarelar ou tingir a peça de cores indesejáveis. Uma das receitas que não altera a cor  da peça, é um endurecedor de crochê à base de açúcar. O endurecedor feito com açúcar tem uma desvantagem: a de levar muito tempo para secar, mas, tem a vantagem de ser é muito barato, fácil de fazer e de aplicar, e  não escurece nem amarela a peça endurecida.

Dicas
Reservar a calda que sobrou em um recipiente fechado. Deixar a peça secar à sombra – não colocar ao sol, para não caramelizar. Depois que secar, pegar o que sobrou da calda, e pincelar a peça mais uma vez, deixando secar novamente.

Quando estiver completamente seca, ela ficará endurecida no formato do molde. O endurecedor não atrai insetos depois de seco, e se manterá firme, endurecida enquanto a peça não for molhada.

Confira alguma peças endurecidas:



Postar um comentário

0 Comentários